quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Presos quebram cadeados e fogem da Papuda; sindicato alerta para risco de rebelião a qualquer momento


Na madrugada de terça para quarta-feira cinco presos que estavam na Papuda fugiram. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do DF, os prisioneiros quebraram os cadeados e pularam o muro na maior tranquilidade. Este não é o primeiro caso que presenciamos no presídio.

Essa fragilidade do sistema penitenciário deve-se, de acordo com o presidente do sindicato, Leandro Allan Vieira, à falta de efetivo, que inviabiliza a segurança. Segundo ele, atualmente são 18 agentes para 3.400 presos, mas o ideal teria que ser no mínimo 50 agentes.

"O CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) recomenda um efetivo de um agente para cada cinco internos por turno de trabalho. E olha a quantidade que temos nas unidades. É uma falta de compromisso e seriedade com o sistema penitenciário", desabafou.

Para o presidente, ainda existe o risco de mais fugas. Ele conta que a segurança dos apenados, familiares que visitam, advogados, oficiais e próprios agentes não tem como ser garantida. "Uma rebelião pode ocorrer a qualquer momento por causa da superlotação", alertou Vieira, ao blog Brasília Alerta.

* Dos cinco fugitivos, quatro já foram recapturados, sendo dois pela Polícia Militar horas depois, um na madrugada de quarta-feira e o quarto na manhã desta quinta em Caldas Novas (GO). Os presos foram encaminhados para a 30ª Delegacia e em seguida encarcerados na Papuda novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário